23 de outubro de 2006

Mário de Andrade

O poeta Mário de Andrade nasceu no ano de 1893 na cidade de São Paulo.
Além de escrever poesias, Mário era romancista, crítico de arte, folclorista, musicólogo e ensaísta brasileiro.
Em 1917 pubicou seu primeiro livro, chamado "Há uma gota de sangue em cada poema". Mas foi com sua segunda obra, "Paulicéia Desvairada", que Mário se destacou como autor modernista da famosa Semana de Arte Moderna (1922).
Suas principais obras:
Paulicéia Desvairada
Macunaíma
Clã do Jaboti
Lira Paulistana
Descobrimento
Abancado à escrivaninha em São Paulo
Na minha casa da rua Lopes Chaves
De supetão senti um friúme por dentro.
Fiquei trêmulo, muito comovido
Com o livro palerma olhando pra mim.

Não vê que me lembrei que lá no Norte, meu Deus!
muito longe de mim
Na escuridão ativa da noite que caiu
Um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos,
Depois de fazer uma pele com a borracha do dia,
Faz pouco se deitou, está dormindo.
Esse homem é brasileiro que nem eu.
Mário de Andrade
(1893 - 1945)

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito demais do seu blog. Talvez porque eu seja fissurado em leitura, me identifiquei.
Tenho muitos livros em pdf.
Um abraço do Silvio.

Anônimo disse...

Ah, esqueci de dizer que o meu e-mail é scarneiro77@yahoo.com.br

Um abraço do Silvio.