21 de novembro de 2010

Desejo de liberdade

DIAS, Ricardo. Desejo de liberdade. Catanduva: Boa Nova, 2010.

Desejo de liberdade é uma obra que narra a história de Valentino, jovem filho do barão do café na época triste da escravidão.

Seu ideal de vida sempre foi a libertação de seus amigos negros. Com muita luta e dedicação consegue melhorar a vida na senzala e também realizar o sonho de Muzú, escravo mais velho de sua fazenda, retornar à sua terra natal.
"Na criação do mundo, Deus criou o homem e lhe deu as condições de sobreviver e procriar. Os homens eram brancos. Depois de algum tempo o homem se tornou astuto e perverso. Começou a enganar os seus semelhantes e a tentar lubridiar Deus.
Deus ficou furioso e criou o homem negro, sendo ele bom e justo. Essa foi a maneira de Deus evidenciar ao branco os seus erros. No entanto, o homem branco era esperto e acabou dominando os negros, aproveitando-se deles e os escravizando.
Ouvindo a história e pensando a respeito, eu lhe perguntei:
- Mas como Deus permitiu essa injustiça, deixando os brancos dominarem os negros?
Então ele completou:
- Deus como recompensa determinou que os negros teriam mais tempo de vida que eles sobre a terra. Como todos na hora da morte sempre lutam por um segundo a mais de vida, essa seria a dádiva destinada aos negros. Aos brancos restaria a reflexão de que, se tivessem sido bons e retribuíssem o amor aos outros, poderiam ter vivido mais".
Esse livro é mais do que uma história sobre a escravidão no Brasil. Trata-se de um compendio sobre todas as mazelas de uma sociedade. Ricardo Dias apresenta os dramas, as lutas e as vitórias de um povo oprimido e também daqueles que dedicaram a vida aos ideais abolicionistas.
Com toda certeza, um livro emocionante e que valerá momentos de muita reflexão!
Por Mirlei Saes
Categoria: Romance espírita.

Nenhum comentário: