12 de junho de 2011

Quarto - Emma Donoghue

Acabo de finalizar a leitura do livro “Quarto” da autora americana Emma Donoghue e fico com a sensação de liberdade. Ao mesmo tempo que considero esse livro como um dos mais belos que já li, em partes senti revolta e ódio. Como Donoghue soube descrever tão bem a linguagem e os pensamentos de uma criança de 5 anos?Acredito que isso seja um dos motivos de “Quarto” ser o novo best-seller da atualidade.
DONOGHUE, Emma. Quarto. Campinas: Verus, 2011.

“Para Jack, um esperto menino de cinco anos, o Quarto é o único mundo que existe. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua Mãe, enquanto eles aprendem, lêem, comem, brincam e dormem. Ali há maravilhas infindáveis para soltar sua imaginação. À noite, sua Mãe o fecha em segurança no Guarda-Roupa, onde ele deve estar dormindo quando o Velho Nick vem visitá-la.

O Quarto é o lar de Jack, mas, para sua Mãe, é a prisão onde o Velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a Mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. A curiosidade de Jack vai crescendo, assim como o desespero da Mãe, e ela elabora então um ousado plano de fulga, que conta com a bravura de seu filho”.

Uma história que prende do início ao fim. Recomendadíssimo!

Nenhum comentário: