5 de julho de 2011

Um Lugar Para Todos - Thirty Umrigar

UMRIGAR, Thirty. Um lugar para todos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
É difícil escrever uma crítica sobre sua autora favorita. No meu caso, falar de Thirty Umrigar é complicadíssimo, pois adoro todos seus livros, sua escrita, suas personagens.

Quanto tenho que indicar um livro para alguém, Umrigar é a escolha certa.

A autora, nascida em Bombaim na Índia, retrata muito bem a sociedade indiana com seus costumes, tradições, alegrias e dificuldades.

Agora o sol está bem desperto, mostrando, feroz, suas garras, fazendo o suor escorrer pelas costas de todos. Antes que complete sua jornada no céu e seja recebido de braços abertos pelo mar da Arábia, muita coisa vai acontecer: migrações para a cidade, nascimentos, matrimônios, mortes por dotes, amores proibidos, aumentos de salário, primeiros beijos, processos de falência, acidentes de trânsito, transações comerciais, lucros e prejuízos, fechamentos de fábricas, aberturas de exposições, saraus de poesia, discussões políticas, despejos. Todos os acontecimentos da história humana se repetirão hoje. Tudo que já aconteceu um dia voltará a acontecer hoje. A vida toda vivida em um dia.

Um dia, um dia. Uma urna de prata contendo expectativa e esperança. Outra chance. De reinventar, de ressuscitar, de reencarnar. Um dia. O mínimo e o máximo da vida de todos nós.

Nesse livro, Um Lugar para Todos, Umrigar conta a história dos moradores do Edifício Wadia, localizado no subúrbio de Bombaim. São diversos personagens que, apesar das intrigas entre si, formam uma verdadeira família.

Recomendo para aqueles que gostam de drama e de conhecimento da cultura indiana.

Outros livros de Umrigar que li e recomendo: A Distância Entre Nós e A Doçura do Mundo.

4 comentários:

Carminha Lyra disse...

Adoro livros! Ja sou seguidora

Thais M. disse...

Oi, Carminha.... Obrigada pela visita... tb já fui conhecer seu blog... Adorei.. já está nos mu favoritos. Bjocas

Dicas online disse...

oi queridos do blog..Ontem assisti a entrevista de vcs na TV Unisul e adorei.É muito bom ter blogs assim..O meu é esse;
http://www.dicasliterarias.blogspot.com/

Nanda disse...

Ei Thais,

Adorei seu comentário no Viagem, é tão bom quando o livro fica assim com todo mundo querendo e cheio de reserva ne? Bom tirando o fado de vc ter que esperar rsrsrs.

Da Thrity eu já li O tamanho do céu e gostei muito, apesar de ser tãooo triste.

Este eu comprei, mas nem sei quando vou poder ler rs.

bjos
Nanda