5 de setembro de 2011

Os Ladrões de Cisne - Elizabeth Kostova

KOSTOVA, Elizabeth. Os ladrões de cisne. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

Sabe aquele livro que quando o finalizamos temos a sensação de que sentiremos saudades dele? Esse é o sentimento exato que sinto nesse momento.

Elizabeth Kostova, autora de “Os ladrões de cisne” criou uma história incrível, repleta de detalhes sobre pinturas, artistas e telas. Enfim, um romance que gira em torno da obsessão de um artista.

O livro conta a história de Robert Oliver, um famoso pintor e professor que é preso ao tentar violar uma obra de arte na National Gallery of Art. Seu estado é lastimável, palavras confusas, não sabe explicar o porquê do ataque, assim, é enviado aos cuidados do Dr. Andrew Marlow, psiquiatra.

Confinado no quarto de um hospital psiquiátrico, Oliver, em silêncio absoluto, nada faz além de pintar quadros de uma misteriosa mulher com vestimentas francesas do Século XIX.

Quem seria essa mulher intrigante? Qual foi o motivo que gerou um ataque ao museu? Movido pela curiosidade profissional, Dr. Marlow embarca numa perseguição em busca dessas respostas, indo além do que é permito na sua profissão: revira o passado de Oliver através do contato com sua ex-mulher e sua ex-amante.

Não quero me prolongar sobre a história. Finalizo com um único pedido: leia “Os ladrões de cisne”. Lindamente escrito... e incrivelmente arrebatador!

Por Thais M.

Nenhum comentário: