16 de outubro de 2011

A Esperança - Suzanne Collins

COLLINS, Suzanne. A esperança. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

Último livro da trilogia “Jogos Vorazes” da autora americana Suzanne Collins. Impossível não mencionar o quanto essa história mexeu comigo. Em momentos (boa parte da leitura) senti ódio, raiva, dor e tristeza. Apesar de ser uma obra de ficção, infelizmente, existem fatos reais que, com toda certeza, serviram de base para a autora na hora da descrição da revolução (matança, busca pelo poder, torturas, são pequenos exemplos).

O primeiro volume, “Jogos Vorazes”, apresenta Katniss e Peeta, ambos tributos do Distrito 12. Após uma destruição apocalíptica, somente um país surgiu mediante as cinzas: Panem, composta por uma Capital que dita poderes e doze distritos que se empenham em fornecer suprimentos aos poderosos.
Como forma de inibir qualquer possibilidade de revolução, a Capital elaborou um reality show em que duas crianças selecionadas de cada distrito devem se enfrentar em uma arena, matando umas as outras, até que somente um vencedor sobreviva.

Mas, Katniss e Peeta fazem algo impossível: os dois tornam-se vencedores, desafiando, assim, os poderes da Capital.

No segundo volume, “Em Chama”, a Capital não aceita ser desafiada e prepara um Jogos Vorazes ainda mais sanguinário: convoca os dois vencedores de cada edição para competirem entre sim. Novamente, Katniss e Peeta juntos numa arena.

Em “A Esperança” é o desfecho de todos “Jogos Vorazes”: Katniss é declarada como personagem principal da revolução contra a Capital e seus poderes.

Uma trilogia de tirar o fôlego.... recomendadíssimo!!!

Por Thais M.

Um comentário:

Claudia disse...

Nao li nenhum dos tres, mas estou doida pra ler
Adorei sua resenha
Bjks mil