5 de outubro de 2011

O Dom de Gabriel - Hanif Kureishi

KUREISHI, Hanif. O dom de Gabriel. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Encontrei esse livro ao acaso. Não tive referências e nem indicação sobre o tipo de leitura que seria. Contudo, o título me chamou a atenção: “O dom de Gabriel” e logo pensei nas inúmeras opções para a habilidade desse homem.

Mas, ao ler... me deparo com um Gabriel de quinze anos que se encontra em um momento intrigante para a adolescência: a separação de seus pais.

O pai, Rex, um guitarrista da década de 60, muito famoso nesse período, é abandonado pela fama, tornando-se um homem sem sonho e sem vontade de conseguir um emprego e ajudar com as despesas de casa.

A mãe, Christine, aspirante a costureira de roupas da banda de rock de Rex, torna-se uma simples garçonete, único meio de sobrevivência.

Uma terceira personagem no livro: Hannah, a empregada que a mãe Christine contrata para cuidar de Gabriel. Uma senhora gorda, de aspecto masculino, estrangeira que não sabe falar quase nada de inglês, apaixonada por comida e que cuida do menino o tempo todo, tomando toda sua liberdade comicamente.
Gabriel tenta dar apoio emocional aos seus pais e nisso encontra seu verdadeiro dom: localizado entre a sensibilidade humana e a veia artística.

Uma mistura de criatividade, romance e realidade, Hanif Kureishi soube retratar uma história incrível e gostosa de se ler.

Por Thais M.

Um comentário:

Claudia disse...

Querida Thais
Gostei da resenha e tbe me interessou
Vou procurar por aqui
Bjks mil