1 de outubro de 2011

O Vinhedo - Barbara Delinsky

DELINSKY, Barbara. O vinhedo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

O Vinhedo é uma leitura da melhor qualidade, a festa foi regada à melhor safra das vinhas de Asquonset, o belo cenário que é descrito pela autora nos faz viajar e imaginar cada detalhe.

Olívia Jones é fruto de uma triste história de abandono de pai, mãe e de uns tantos homens mal escolhidos, ela é boa gente sem ser boba; é frágil, sem cair na fraqueza; e é batalhadora - luta para criar sozinha uma filha com dislexia, sem muito dinheiro no bolso - sem ser cínica. Mas, acima de tudo, Olívia é uma artista. Ela vê o mundo com os olhos da fotógrafa e restauradora que é e com a imaginação da escritora que virá a ser e acredita que, apesar de tudo, alguma boa surpresa a aguarda adiante no caminho.

Quando é contratada por Natalie para morar e trabalhar em Asquonset durante o verão, escrevendo as memórias da proprietária, Olívia acha que esta é a boa surpresa pela qual tanto esperou. Empacota a sua vida e a da filha em algumas poucas bolsas e pega a estrada com a certeza de que encontrará, no vinhedo, um sentido para a sua vida e, em Natalie, uma substituta para a mãe que não teve.

Enfim esta é uma história poderosa e comovente, a fantasia de uma vida ideal, o relacionamento perfeito, que se choca com a realidade.

Aconselho a leitura deste romance, este é o melhor e mais precioso romance que já li.

Por Marlene S.

Nenhum comentário: